Para jogar pela primeira vez no meu 48k, tive de sofrer um bocadinho. Penso que só joguei uma semana depois dos meus pais mo terem oferecido. O computador já trazia uma cassete com 14 pequenos jogos (ver foto em baixo), mas não trazia gravador. Só o comprei após alguns dias e não sei porquê, na altura não tentei jogar. Encontrei o gravador há uns tempos no sotão da casa da minha mãe junto às cassetes (com algum pó como se vê pela fotografia).
Já agora, vejam o vídeo do teste do gravador e da cassete em http://www.facebook.com/video/video.php?v=1720364285614
A estreia foi deixada para alguns dias depois quando fui passar uma semana de férias na praia da consolação, com os meus tios e o meu primo Diogo. Como o meu primo Diogo já tinha mexido no computador dum vizinho dele, estava descansado pois achava que era desta que o computador era estreado. Não foi bem assim...
No sábado de manhã, ligámos os cabos à televisão e ao gravador, sintonizámos a televisão e pusemos a cassete dentro do gravador.
Tudo parecia bem, pois já víamos na televisão o ecrã de "boas-vindas" do 48k (à esquerda).
O pior veio a seguir, pois não sabiamos o que fazer.
Como não sabiamos que era necessário escrever Load "", tentamos carregar simplesmente no play do gravador e esperámos para ver se acontecia alguma coisa. Como é obvio o melhor que conseguimos fazer foi ouvir o som irritante que vinha do gravador. Experimentámos tudo o que estava ao nosso alcance (rebobinar cassete, verificar cabos, etc), mas nada funcionou. Quando a minha tia já se começava a chatear de nos dizer tanta vez para irmos almoçar (e de nós respondermos "já vamos"), aconteceu algo novo... O monitor ficou todo às cores a piscar. Ficámos todos contentes, mas depressa chegamos à conclusão que aquilo se deveu apenas ao facto do cabo que ligava o computador à televisão ter sido mexido.
Nesse Sábado como o óbvio não se conseguiu fazer nada daquele "bicho" :(
Felizmente no dia seguinte resolveu-se o problema... O tal vizinho do meu primo foi fazer uma visita e explicou como se punha aquilo a funcionar (Load "")... E fez-se magia.
A única cassete que tinhamos era a que se vê na imagem em cima. Era uma cassete de uma revista que continha 14 programas (a maioria jogos).
Ao contrario de um jogo normal, aqueles até carregavam depressa. Apesar de serem jogos simples, olhando para trás, lembro-me de serem (na maioria) bastante interessantes e divertidos.
E passou-se a semana toda a jogar... Intercalando jogatina e praia... :)
No meu post anterior, esqueci-me de deixar um link para uma página que permite jogar on-line a maioria dos jogos da altura. Visitem o site http://www.zxspectrum.net/ (é espectacular).